ONU ressalta que 'mundo não pode permitir' confronto entre EUA e Irã no Golfo - Seridó 360

Post Top Ad

test banner

segunda-feira, 24 de junho de 2019

ONU ressalta que 'mundo não pode permitir' confronto entre EUA e Irã no Golfo


Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres disse que é essencial evitar "qualquer forma de escalada" das tensões entre Estados Unidos e Irã na região do Golfo Pérsico, no Oriente Médio. A declaração de Guterres ressalta o temor da entidade de que os dois países entrem em conflito diante dos últimos acontecimentos.

"O mundo não pode permitir um grande confronto no Golfo", declarou neste domingo (23) nos bastidores da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em Lisboa. "Todos devem manter nervos de aço", acrescentou o secretário-geral.

Segundo informações do G1, a tensão entre as nações cresceu a partir do momento em que dois navios petroleiros foram danificados no Golfo do Omã, no último dia 13. Na época, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, culpou o Irã pelo ocorrido.

Já na última quinta (20), um míssil iraniano destruiu um drone de vigilância dos Estados Unidos, que diz que o equipamento sobrevoava no espaço aéreo internacional enquanto o Irã diz que ele estava em seu território.

Então, no dia seguinte, os Estados Unidos planejaram um ataque direto ao Irã, mas o presidente Donald Trump ordenou a suspensão do ataque 10 minutos antes de sua execução. De acordo com o portal, a ação teria resultado em 150 mortes e o Irã avisou que responderia qualquer ameaça dos americanos. Por último, no sábado, Trump ameaçou aplicar novas sanções econômicas ao Irã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner