Terremoto de 6,4 atinge o sul da Califórnia, o mais forte em 20 anos - Seridó 360

Post Top Ad

test banner

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Terremoto de 6,4 atinge o sul da Califórnia, o mais forte em 20 anos


Um terremoto de magnitude 6,4 sacudiu o sul da Califórnia nesta quinta-feira (4) e foi sentido em uma grande área – informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Este tremor, o mais forte a atingir o estado nos últimos 20 anos, não deixou vítimas, apenas alguns danos materiais, de acordo com o primeiro balanço.

Sentido numa vasta área, o tremor fez ressurgir o fantasma do “O Grande” (The Big One), um mega-terremoto potencialmente devastador que teme-se que golpeie em algum momento o oeste americano.

O epicentro foi situado próximo à cidade de Ridgecrest, de cerca de 30 mil habitantes, e da base militar Naval Air Weapons Station China Lake, um amplo espaço onde se testam bombas e mísseis.

O local fica a cerca de 240 km a nordeste de Los Angeles, onde os moradores disseram ter sentido o tremorSua profundidade foi estimada em 10,7 quilômetros, segundo o instituto americano e começou às 10h03 (14h33 de Brasília) e durou vários segundos.

Uma oficial da base disse à AFP que o tremor provocou “danos consideráveis” no local. “Há incêndios e vazamento de água e de produtos perigosos”.

Os bombeiros do condado de Kern informaram através do Twitter que estavam envolvidos em cerca de 20 intervenções, desde “assistência médica a incêndios na cidade de Ridgecrest”, sem reportar vítimas.

Já os bombeiros do condado de San Bernardino informaram sobre danos em algumas estradas e edifícios com rachaduras, “canos de água quebrados, cabos elétricos danificados, pedras que deslizaram em algumas estradas”, mas sem feridos.O presidente Donald Trump disse no Twitter que foi informado em detalhes sobre o terremoto e que “tudo parece estar sob controle”.

Por IstoÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner