Entidades clínicas alertam para qualidade de reagentes dos testes para coronavírus - Seridó 360

Post Top Ad

test banner

sábado, 21 de março de 2020

Entidades clínicas alertam para qualidade de reagentes dos testes para coronavírus


Entidades clínicas alertaram, em comunicado oficial, nesta sexta-feira (20), para a a escassez em escala mundial de reagentes por conta da alta demanda dos testes diagnósticos em decorrência do coronavírus. Com isso, apontou o risco de o país ser abastecido com "reagentes de qualidade não condizente a boa prática dos laboratórios clínicos".

"Lembramos que um teste diagnóstico antes de ter seu uso liberado é avaliado sob inúmeros aspectos, que começam com as boas práticas de fabricação, passando pelo crivo das agências regulatórias dos países onde são comercializados e culminando com a validação laboratorial (metodológica) e a validação clínica pelos laboratórios que executam os exames", explica em um trecho do comunicado.

Por fim, ainda alerta que "médicos, laboratórios e pacientes devem ter extremo cuidado com testes de procedência duvidosa,  fornecedores desconhecidos ou ainda que sejam realizados em condições onde não haja a garantia explícita da qualidade do resultado".

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a Sociedade Brasileira de Análises Clínica (SBAC), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) assinaram o comunicado oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

test banner